20 de fevereiro de 2010

Descobrimento da Ceramica Plástica - Polymer Clay



Considerando as centenas de tecnicas em ceramica plastica/fimo/polymer clay até hoje desenvolvidas e muitas que ainda estão por vir, fica difícil discernir esse material tao versátil e dinamico, para mim, a forma de arte ideal.

Desenvolvida em 1930 na Alemanha pela artesan de bonecas Kathe Kruse 
quando depois da Segunda Guerra Mundial, sua filha, Fifi usava um produto de massa plástica para criar mosaicos, ela passou a chamar a tal masse de Fifimoik, que era a combinaçao dos nomes de sua filha Fifi e mosaico, daí a palavra Fimo, a primeira marca oficial de polymer clay a ser comercializada e hoje conhecida em todo o mundo. Nos Estados Unidos, um produto similar foi desenvolvido nos anos 60, sendo chamado de Sculpey.

Ambas massas plasticas Fimo e Sculpey foram primeiramente comercializadas como brinquedos infantis, mas durante os anos 70 e 80, artistas em varios cantos do mundo quase  simultaneamente começaram a perceber as possibilidades de uma massa colorida, de textura fina e que poderia ser cozida no proprio forno caseiro, levando-a assim, a um endurecimento permanente.
Muitos artistas talentosos começaram seus experimentos e descobriram o enorme potencial que se tornou a mais nova excitante forma de arte desde o desenvolvimento da tinta acrylica.

Hoje a ceramica plastica ''fimo'' ou polymer clay, foi estabelecida como uma materia prima de enorme versatilidade, é usada no mundo inteiro por profissionais, amadores, hobistas numa vastissima extensao de generos, de joalheria a esculturas de arte, modelagem, bonecas e animaçao. 

As duas marcas originais se expandiram grandemente e novos fabricantes vem desenvolvendo novas marcas cada dia, dando aos artistas de hoje, as mais variadas opcoes de cores, texturas e qualidade.

Polymer clay tem uma variedade notavel de tecnicas, provavelmente muito mais do que qualquer um outro material de arte.

A minha proposta é trazer o maximo de informacoes possivel sobre esse meio tao maravilhoso de arte, tecnicas básicas e vançadas à medida da minha capacidade, quero compartilhar o meu amor a conhecimento, esperando receber tambem apoio para que eu possa continuar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário